Todos los horarios
12.Ene.1976

Fallece la escritora Agatha Christie

Un día como hoy, en Wallingford, Reino Unido, fallecía la mundialmente reconocida escritora Agatha Christie. Desarrolló la mayor parte de su obra dentro del género policial: publicó 66 novelas policiales; aunque también fue autora de diversas novelas rosas, historias cortas y obras de teatro. El Libro Guinness de los Récords la calificó como la novelista más vendida de todos los tiempos. 

Nació en Torquay, Reino Unido, el 15 de septiembre de 1890 y su interés por la lectura se dio a una edad muy temprana. Luego de recibir una educación hogareña, se trasladó a París para recibir educación formal. Su primera novela, “El misterioso caso de Styles” fue publicada en 1920, mientras trabajaba como enfermera durante la Primera Guerra Mundial. Allí introdujo por primera vez a su famoso personaje, el detective Hércules Poirot. Esta fue rechazada por diversas editoriales, y la que aceptó publicarla, lo hizo bajo la condición de que la autora modificara el final. En su segunda novela, “El misterioso señor Brown” (1922) fueron incluidos dos nuevos detectives: Tommy y Tuppence Beresford. En 1926 alcanzó la fama con “El asesinato de Roger Ackroyd”, novela que generó grandes controversias por alejarse del estilo del policial tradicional, y de la cual se vendieron 5000 copias en la primera edición. Otras obras de la prolífica novelista son “Asesinato en Mesopotamia” (1930), “Muerte en el Nilo” (1936) y “Cita con la muerte” (1938). 

25.Nov.1952

Peça teatral de maior duração do mundo faz sua estreia em Londres

A escritora de livros policiais Agatha Christie detém vários recordes em sua carreira, entre eles e o de ser a autora da peça teatral de maior duração do mundo, de acordo com o Guinness Book. Em um dia como esse, em 1952, sua obra A Ratoeira (The Mousetrap) fazia a estreia no Teatro Ambassadors, na região chamada de "West End", onde estão concentrados vários teatros de Londres.

A Ratoeira tornou-se a peça há mais tempo encenada na história do teatro, com mais de 25 mil apresentações desde sua estreia e segue em cartaz até hoje. A partir de 25 de março de 1971, a apresentação passou para o Teatro St. Martin, onde está atualmente. A peça é notória por seu final inesperado, em que os espectadores, ao fim de cada sessão, são convidados a não revelar quando saírem dali. A historia é sobre um jovem casal, que transforma uma casa num pequeno hotel. Um dia, uma tempestade de neve isola os donos e outros quatro hóspedes no hotel. De repente, vem a notícia de que um assassino está vindo para o local. Uma das hóspedes aparece morta e então começa o mistério sobre quem poderia ter cometido o crime. Todos são suspeitos. No dia 26 de novembro de 2002, a peça contou com uma apresentação de gala, com a presença da rainha Elizabeth II e seu marido, o Duque de Edimburgo.

 


Imagem: By Nessy-Pic (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

15.Sep.1890

Nasce a escritora Agatha Christie

Agatha Christie nasceu no dia 15 de setembro de 1890, em Torquay (Reino Unido), e morreu no dia 12 de janeiro de 1976, em Wallingford. Foi uma novelista inglesa, destacada escritora de histórias policiais e conhecida como a Rainha do Crime. O Misterioso Caso de Styles (1920) inaugurou sua carreira. Seus relatos se caracterizam pelos surpreendentes desenlaces e pela criação de dois originais detetives: Hércules Poirot e Miss Marple.

Poirot é o herói da maior parte de seus romances, entre os quais se destacam O Assassinato de Rogelio Ackroyd (1926) e Cai o Pano (1975) onde se dá a morte do detetive. Entre as obras teatrais de Christie cabe citar A Ratoeira, representada em Londres ininterruptamente desde 1952, e Testemunha de Acusação (1953; levada ao cinema em 1957 em uma magnífica versão de Billy Wilder e protagonizada por Charles Laughton, Marlene Dietrich e Tyrone Power), pela qual recebeu o prêmio da crítica teatral de Nova York para a temporada 1954-1955.

Escreveu também novelas românticas sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Suas histórias foram levadas para o cinema e para a televisão, especialmente as protagonizadas por Hércules Poirot e Miss Marple. Em 1971 foi condecorada com a Ordem do Império Britânico.

 


Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons